1984
Teve início o Centro de Educação Infantil e Hotelzinho Primeiros Passos. Que começou com o objetivo de atender os Pais que exercem suas funções profissionais e não tinham pessoas de confiança para cuidar de seus filhos, principalmente bebês que necessitam de cuidados especiais.
1987
A escola foi registrada oficialmente atendendo as disposições legais da coordenadoria de Ensino Básico e normal do Estado de São Paulo, autorizando a implantação do Ensino Infantil (Pré – escola).
1997
Ampliação do espaço físico com salas de aula, banheiros e biblioteca, tornando a escola um espaço mais agradável e aconchegante.
2010
Foi alterado a sua denominação para C. E. I “Primeiros Passos”, apenas para a Educação Infantil. Cumprindo exigências legais, foi implantado a continuidade do Ensino Fundamental das séries subsequentes do ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano. Autorização para o nome Colégio Nicolau Santos que atende os alunos do Ensino Fundamental Anos iniciais.